“Somos o que repetidamente fazemos. A Excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”
Aristóteles
Focada na gestão do negócio como um todo, a consultoria tem como objetivo melhorar os resultados globais da organização através da implantação de um Sistema de Gestão alinhado ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Através de um Diagnóstico baseado Modelo de Excelência em Gestão, as lacunas de gestão são identificadas e utilizadas como subsídio para o Planejamento Estratégico que é desdobrado em Estratégias e Planos de Ação para cada setor da organização. Caso a organização já possua Planejamento, é realizado um alinhamento das Estratégias e dos Planos. As atividades do Planejamento são vinculadas aos resultados da organização através de Indicadores Estratégicos.
O papel da Consultoria é elaborar, alinhar e assessorar a implementação de práticas de gestão eficazes para a execução das atividades e alcance dos resultados almejados pela organização. O conjunto destas práticas resultará no Sistema de Gestão da Organização.
O Diagnóstico de Gestão feito pela Stairs é um instrumento que objetiva levantar todos os aspectos da empresa. Identifica as dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada; ou recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos.
É um procedimento que possibilita ao administrador obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto do seu negócio. Não se adota aqui soluções já prontas, empacotadas ou milagrosas.
Para apontar diretrizes, o diagnóstico prevê uma abordagem direta, profunda e eficaz, adequada ao objetivo a ser alcançado.
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente, e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.
Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona.
A Stairs atua na elaboração de Relatórios de Gestãos (RG), documento que contém a descrição das práticas e resultados da empresa. No RG fica registrado o atual estágio de gestão da organização frente ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), sendo normalmente utilizado para candidatura a diversos prêmios. Muitas organizações utilizam o RG como base para autoavaliação ou avaliação interna, visando identificar o grau em que os seus processos gerenciais estão gerando resultados para o negócio, e se esses resultados serão sustentados no futuro.
A Stairs auxilia as organizações da área de construção civil na implementação do PBQP-H, programa do Governo Federal que tem como objetivo organizar o setor através de soluções baratas e com qualidade.
O desenvolvimento de um Programa 5S é o meio ideal para se estabelecer efetivamente cultura 5S nas organizações. O Programa 5S implementado pela Stairs objetiva treinar, acompanhar e auditar a organização, facilitando a assimilação do programa e diminuindo as resistências que normalmente ocorrem no período de aplicação dos sensos na organização.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que permite a tradução da visão de futuro da organização em objetivos estratégicos relacionados, distribuídos em quatro perspectivas de negócio: Aprendizado e Crescimento, Processos, Clientes e Financeiro). A partir de indicadores e metas vinculados aos objetivos, assegura-se o alinhamento dos projetos e iniciativas com a estratégia da organização, em um processo de monitoramento e revisão constante.
Nos projetos estratégicos, os fluxos de processos organizacionais são analisados e aprimorados. As auditorias de qualidade de processo sempre registram observações (de melhoria de processo) a serem validadas, aprovadas e, possivelmente, implementadas na organização. Tudo é feito porque é importante para o projeto e para a organização. A gestão estratégica de projetos é focada no objetivo/resultado.
Os indicadores são essenciais para o planejamento, uma vez que possibilitam o estabelecimento de metas, assim como apresentam importância para o controle, pois os resultados apresentados nos indicadores são fundamentais para a análise crítica do desempenho da empresa. Os indicadores estratégicos informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua Visão.
Essa descrição é considerada uma das etapas mais importantes da política de Gestão de Pessoas, pois dá condições à empresa de verificar o perfil ideal do ocupante do cargo, além de estabelecer um planejamento de desenvolvimento e avaliação de desempenho dos funcionários, e de permitir que seja estabelecida uma política salarial adequada. Serve também como guia para os funcionários conseguirem desempenhar suas atividades com clareza.
O projeto de recrutamento, seleção e integração de profissionais à empresa é estratégico e de fundamental importância para a Stairs. De acordo com o perfil exigido pela empresa, buscamos os profissionais mais qualificados, com potencial diferenciado e que estejam alinhados ao negócio, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.
Uma vez ocorrida a contratação, é hora de cuidar da integração, quando devem ser explicados os métodos, valores e a cultura organizacionais, acompanhando e orientando os novos profissionais.
O Manual do Profissional desenvolvido pela Stairs oferece uma visão geral da organização. Objetiva proporcionar um rápido entendimento, lançando as bases de possíveis treinamentos que serão realizados posteriormente. Já o Código de Ética serve para orientar a atuação dos colaboradores, divulgando a filosofia, os objetivos e os valores da empresa, colocando todos em sintonia com esses princípios.
Essa pesquisa fornece dados que retratam de forma detalhada o clima organizacional, traçando planos de ação para tornar o esse clima mais satisfatório. Dessa forma, problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho e desmotivação podem ser minimizados. A PCO também pode propiciar a criação de equipes de alta performance e um ambiente adequado à inovação.
A Stairs trabalha de forma customizada, estruturando a PCO conforme as especificidades de cada organização, atendendo cada cliente de acordo com a sua realidade.
A Avaliação de Desempenho tem como objetivo mensurar objetivamente o desempenho do profissional, sempre relacionando-o com as competências ideais para execução de sua função e o cumprimento dos objetivos organizacionais.
A Stairs desenvolve avaliações adequadas a cada organização, auxiliando na identificação e potencialização dos talentos. Com os resultados, é possível também identificar problemas de gerência e supervisão, integração das pessoas à organização, adequação da pessoa ao cargo, localização de possíveis deficiências de treinamento e desenvolvimento de profissionais. Através da Avaliação de Desempenho são desenvolvidas estratégias de mudança individuais e empresariais, por meio de programas que promovam o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
O Plano de Capacitação e Desenvolvimento é uma ferramenta importante para as organizações, pois garante atualização contínua e desenvolvimento. A Stairs elabora Planos de Capacitação alinhados às descrições de cargos e perfis, levando em consideração também os processos e perspectivas futuras da organização, tornando o Plano um grande aliado da gestão do negócio.
O Plano de Cargos e Salários tem como objetivo estabelecer aos colaboradores uma remuneração adequada, com justiça interna e competitividade externa. A Stairs desenvolve o Plano de Cargos e Salários como uma ferramenta de orientação aos colaboradores e à organização. Evidencia as regras e os caminhos necessários para o progresso dentro da empresa, fixando critérios que possibilitem a empresa agir de forma racional, profissional e impessoal, com o objetivo de reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus colaboradores.
Alinhado aos objetivos organizacionais, o Programa de Remuneração Variável desenvolvido pela Stairs vincula o desempenho e a recompensa. Incentiva os colaboradores e as equipes a buscarem a melhoria contínua e a superação, partilhando resultados e transformando custo fixo em custo variável.
A Stairs desenvolve Programas Trainee, que tem como objetivo a captação, desenvolvimento e retenção de indivíduos com alto potencial, que estejam em início de carreira profissional. Esses candidatos são selecionados visando sua preparação para assumir posições estratégicas no futuro.
A gestão e mapeamento de processos é uma forma de organização e controle de todos os passos-chave do funcionamento de uma organização. Deve representar todos os passos das operações: entradas, saídas e ações.
A Stairs trabalha visando mapear os processos de maneira organizada e eficaz, algo importantíssimo para a estrutura organizacional e uma melhor gestão empresarial.
O Manual de Procedimentos descreve os papéis desempenhados pelos diferentes departamentos, padronizando os procedimentos envolvidos na execução das tarefas. A Stairs desenvolve os manuais de procedimentos de forma personalizada, atendendo as necessidades de cada organização.
A Stairs auxilia seus clientes na elaboração / revisão dos indicadores operacionais, que procuram mensurar a eficiência com que a organização conduz as suas operações. Através desses indicadores, pode-se observar se a organização está gerando resultados e o quanto está gastando para isso. O ideal, logicamente, é que se faça mais com menos, ou seja, que a empresa esteja gerando o maior resultado possível empregando a menor quantidade de recursos que puder.
O plano de marketing é um instrumento de gestão de extrema importância para o desenvolvimento de uma organização. A Stairs elabora esse plano em parceria com os gestores da organização, detalhando as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing. Com as estratégias traçadas, ficam evidentes quais os objetivos devem ser concretizados para que a empresa alcance a posição que deseja. Isso inclui também o marketing de relacionamento, cujo foco está na fidelização dos clientes.
O Plano Comercial é desenvolvido visando objetivos específicos. É ele quem vai criar e avaliar todos os processos na Área Comercial, possibilitando o crescimento da organização e a excelência dos negócios.
Basicamente, os elementos que compõem a estrutura do Planejamento Comercial são os seguintes: Política de Vendas; Material para Divulgação dos Produtos / Serviços; Treinamento para os Profissionais de Vendas; Ferramentas que Auxiliam nas Vendas; Avaliação dos Riscos Envolvidos; Fidelização de Clientes; Captação de Novos Contatos.
A Stairs trabalha com pesquisas customizadas para cada organização, podendo atender a qualquer necessidade que o cliente tenha em termos de avaliação de serviço e produto. O processo é completo: o cliente define junto com a Stairs o problema, e recebe o relatório final com todas as informações e uma apresentação dos resultados.
São soluções para uma gestão eficaz e diferenciada de canais (revendedores, distribuidores, terceirizados etc) e para captação, fidelização e relacionamento com clientes ou prospects.
O fluxo de caixa é o principal instrumento da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos, considerando determinado período projetado. É possível, a partir da elaboração do fluxo de caixa, verificar e planejar eventuais excedentes e escassez de caixa, o que provocará medidas que venham sanar tais situações.
Os projetos de gestão estratégica de custos da Stairs têm como objetivo apresentar ferramentas e instrumentos de gestão de custos que permitam uma adequada apuração, análise e tomada de decisões sobre os processos, para alcance da rentabilidade e utilização adequada dos recursos produtivos. Buscam ainda, identificar como as ações cotidianas da empresa impactam sobre os desvios dos custos em relação àquilo que foi planejado e apresentar ferramentas eficazes de redução de custos nas organizações.
Através do Planejamento Orçamentário, a Stairs auxilia as organizações no levantamento e previsão de receitas, despesas, custos e investimentos. Dessa forma, é possível projetar, analisar e acompanhar os resultados de forma estruturada, permitindo um panorama completo e efetivo da gestão orçamentária.
Uma organização deve ser gerenciada, quanto aos seus aspectos econômicos e financeiros, por meio de indicadores de desempenho. Esses indicadores devem estar relacionados aos aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio, ou que garantem a sua saúde financeira.